quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quimioterapia, dicas pessoais que deram certo.

Estou na minha segunda quimio. Hoje é quarta, tomei as medicações na segunda.
Da primeira vez, passei muuuuuuuuuuuuito mal. No noite depois da aplicação e depois de dois dias. Passei 3 dias de cama, com muito enjoo, dor no corpo, fraqueza e cólica intestinal.
Desta vez, segui algums dicas, fora a recomendação médica.

Dias antes da quimio já comecei a comer frutas que ajudam o intestino, tipo, mamão, banana com aveia, entre ourtas. Isso pra ajudar o intestino, pois fiquei ressecada da primeira vez. Desta, meu intestino está legal. Muito suco, de laranja, beterraba e cenoura, principalmente, para evitar anemia.
No dia da quimio, tomei um café da manhã leve e já tomei um Dramin. Fiz a quimio e logo já tomei o Nausedron. Estou intercalando os dois (Dramin de 6 em 6 e Nausedron de 8 em 8, recomendação médica). Estou muito enjoada hj. Mas nos primeiros dias passei bem. E não vomitei nenhuma vez.


Estou tomando Luftal para os gases.

No dia da quimio, almocei um caldo de ervilha. Mesmo achando que poderia comer mais, pois da primeira vez comi uma macarronada que depois virou um desastre. Na janta, salada de frutas. E muito suco, natural com várias frutas diferentes.

No dia posteior a quimio, voltei a clínica para tomar soro e medicação para enjoo. (protocolo médico).

E assim, estou seguindo. Muita água natural e água de coco. Muito suco. Bebo de canudinho quando aperta a náusea, mas não deixo de beber.

Hoje almocei arroz e feijão (uma colher de cada) e um pouco de salada. Que graças a Deus, se mantiveram dentro de mim, rs

Tambem chupei sorvete de limão. Dizem que o gelado alivia a náusea. E que o sabor limão tbm ajuda.
Da outra vez tomei bastante chá de gengibre, que ajudou tbm. Desta vez não senti necessidade dele.

Irão me passar uma receita de purê de maçã, que depois eu posto aqui.

Outra dica, estou mastigando bem devagar e comendo e bebendo o dia todo em pequenas doses. Descansando bastante e tendo muita paciência, pois logo esses dias passam.

Tenho cuidado bastante da minha parte emocional, mantendo-me calma, vendo o lado positivo de tudo, tendo paciência e a certeza de que tudo dará certo. Tenho também pedido muito para o meu anjo da guarda me ajudar. E ele tá fazendo várias horas extras comigo.

Bom essas são dicas pessoais, nunca deixe de conversar com seu médico sobre suas dúvidas e sobre as dicas que recebe. Todo mundo tem uma receita milagrosa nessas horas. É preciso ter discernimento para saber qual seguir.

Espero ter ajudado!
Bjocas