quarta-feira, 8 de maio de 2013

Significados do câncer

Em meio a muitos planos e muitas dúvidas sobre o futuro, senti vontade de fazer uma retrospectiva sobre meus momentos de tratamento....
Como já disse não virei santa porque tive câncer (ninguém vira), muito menos fiquei isenta dos meus defeitos. Não sou a mulher maravilha, nem muito diferente das outras pessoas. E a vida não é uma novela das 9 onde a mocinha se cura, casa com o mocinho, engravida e vive feliz para sempre. A vida real é um pouco mais monótona e complexa, rs.
Mas com certeza eu mudei. Muitos aspectos já perceptíveis, outros que ainda virão para o consciente.... porque no mundo da inconsciência o tempo é mais lento mesmo e os processos de mudança mais demorados (aprendi isso na terapia).
E é na terapia que hoje eu me disponho a falar sobre os significados do câncer. Porque durante o tratamento eu me foquei no concreto, no prático e isso foi crucial para que eu passasse por tudo com mais tranquilidade e lucidez. Era importante enxergar o ca como uma doença que tem tal tratamento e ponto.
Agora que o terremoto passou, dou conta de tentar entender o significado desta doença.
Não busco respostas às perguntas: Porque eu? Ou justificativas para ter adoecido. Procuro não me vitimizar. Mas quero saber quais significados podem existir por trás de um ca de mama. Até mesmo para me prevenir disto e de outras doenças que são ligadas também ao lado emocional.
Sempre busquei por caminhos que me ajudassem a ser uma pessoa melhor : terapia, religião, caridade, estudo. E o ca foi um ótimo instrumento de aprendizagem e continua sendo.
Se lidei bem, do ponto de vista de acreditar que tudo daria certo e consegui estar 90% dos momentos sorrindo.....por outro lado trabalhei, estudei e me comprometi com coisas que nem eram minhas inclusive me sacrificando do ponto de vista físico (viajando, atendendo) para????? porque???? Meu médico tinha razão de me chamar de retardada, rs
E ai vem a primeira lição: LIMITE. Eu não tenho LIMITE. E por isso as pessoas também não pensam nos limites dos pedidos!!! Claro....e eu não sei dizer não.....depois fico me sentindo injustiçada, quando na verdade a culpa é minha.....e ai...BINGO......meu corpo adoece para me ensinar LIMITE.
E saber disso é apenas o começo, porque mudar, meu amor, é fo....rs. Mas saber já é um caminho.
Infeliz daquele que se julga imutável, que se apega aos seus erros e não se esforça para mudá-los. Tem síndrome de Gabriela: "Eu nasci assim, eu cresci assim...." Mas não precisa morrer assim né? kkkk
Novamente eu acho que o ca foi um presente de Deus. Uma grande oportunidade que ele deu para uma pessoa teimosa olhar para suas próprias angústias e tentar consertar a si mesma ao invés de continuar tentando consertar o mundo!!!rs
Ainda bem que Ele sabe bem melhor que eu o que eu realmente preciso....
E a vida segue linda....há tão pouco tempo do furacão e tudo parece muito distante.....estou seguindo meus planos na carreira, conquistando coisas importantes para mim, repensando tantas outras, tentando priorizar o essencial para a felicidade, enfim....vivendo...porque...
A VIDA É BONITA, É BONITA E É BONITA.....