domingo, 23 de agosto de 2015

Qualificação de mestrado

Ainda me lembro quando fui falar com meu orientador de mestrado pela primeira vez. Estava careca, ainda no meio das sessões de quimioterapia. A dúvida dele e da minha supervisora de especialização era se eu conseguiria dar conta de um novo projeto em meio ao tratamento de câncer. Mas na verdade são novos projetos que me impulsionam, que me fazem querer permanecer viva. Não vou dizer que foi fácil, mas mestrado nunca é fácil para ninguém. Foram 3 anos entre projetos, seleção, coleta de dados, estudos e orientações. Idas e mais idas a Unicamp, malinha cheia de avaliações e instrumentos, conversas com diversas pessoas, pedidos de ajuda, agradecimentos. Encontrei entre colegas de Unicamp e sujeitos da minha pesquisa pessoas que levo no coração. E ter escolhido o trabalho com uma doença crônica que causa dores terríveis e limita a vida das pessoas também me ajudou a enxergar que meu problema era passageiro e pequeno. Tive o susto de um novo nódulo no meio do caminho, surgimento da depressão, sonhos e planos desfeitos, decepções com pessoas que mais confiava e amava, distanciamento, solidão, mudanças.... mas como osso duro de roer que sou, não desisti e agradeço a Deus as oportunidades que me tornam cada vez mais forte. Amanhã qualifico minha dissertação. Qualificar significa ter domínio sobre o assunto em pauta, é apresentar sua ideia inicial, os critérios de inclusão e exclusão de pessoas em seu estudo, os métodos e as abordagens que usou com elas, as dificuldades e os resultados alcançados. E o que isso difere do que fazemos diariamente na vida? Em nada. Escolhemos nossos caminhos, as pessoas que queremos perto e as que preferimos longe, as formas como iremos lidar com estas pessoas e com nossos problemas e conquistas, sofremos com as dificuldades e alcançamos resultados de acordo com a eficiência de nossa metodologia. Então mais feliz do que qualificar, finalmente, meu mestrado, depois de tanta demora e dificuldades, estou feliz em cada vez mais qualificar a minha VIDA, podendo conhecer cada vez mais meus medos e desejos, aprimorando a cada dia meu método de ser feliz, melhorando sempre a seleção de pessoas que quero ao meu redor, superando as dificuldades e alcançando meus resultados. Qualifico a vida porque ela é BONITA É BONITA E É BONITA!!!!