quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Somos responsáveis

Quinta achei o "nódulo". Sábado, o médico achou o "nódulo". Terça no exame, na verdade não era um novo nódulo. E entre quinta e terça milhões de coisas passaram pela minha cabeça. Não, não tive medo. Mas fiquei imaginando todas as possibilidades e entre elas o fato do câncer ter voltado. E se ele voltar? Como agirei? Se ele voltar, porque ele teve que voltar? Qual foi a lição que ainda não aprendi para ter reprovado nesta prova? E o que eu ando fazendo para que haja abertura para ele voltar? O câncer não é o vilão. Nós somos! Digo e repito que foi uma benção passar por essa experiência. Mas o fato de ter sido uma benção não significa que foi fácil.Porém algo que aprendi com o câncer, com a Vida é que eu sou a responsável! Pelo meu corpo, pelo meu caminho, pelo meu estado de espirito. Livre arbítrio. Mesmo quando nos atiram pedras, cabe a nós decidir se vamos nos defender, desviar ou tacá-las de volta. Mesmo quando há erros de outras pessoas, cabe a nós decidir o que fazer com eles. Mesmo quando há um relacionamento onde o outro falta com sua parte, cabe a nós decidir por ficar ou partir. É como a Cora Coralina fala: Mesmo quando tudo desaba, cabe a nós decidir sorrir ou chorar, enfrentar ou desmoronar. Livre arbítrio. Simples, direto, concreto. E quanto ao câncer, nós decidimos como enfrenta-lo ou não. No fundo fomos nós, por meio de nossas atitudes e comportamentos, que o criamos. Ninguém injetou células cancerígenas em nós, nem ninguém nos obrigou a comer ou conviver com fatores cancerígenos. Nós somos responsáveis! E assumir essa responsabilidade nos dá oportunidade de buscar novos caminhos, de repensar nossa vida, de tomar as atitudes certas e suportar as consequências sem culpar ninguém. E isso é libertador!!!! Quando nós entendemos realmente o poder de nosso livre arbítrio entendemos que somos e estamos onde deveríamos e que a mudança de tudo começa com a gente. Não vou esperar o próximo susto para mudar meu estilo de vida ou me precaver de uma recaída. Escolho e decido desde já tomar as ´ rédeas da minha Vida e alinhar as velas do meu barco.... e viver em paz e saudável!!! Porque a Vida é bonita, é bonita e é bonita!!!!